quarta-feira, 7 de agosto de 2013

APAEXONE-SE...

Não, a palavra acima  não está errada. Pelo contrário: está muito certa...!
Mas carece de uma explicação...!
Então, vamos lá.
Eu a vi na semana passada, mais precisamente na sexta-feira, dia 2 de agosto.
Na noite anterior, no espaçoso auditório da ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, eu havia feito  palestra e  sessão de autógrafos de meu livro "Boas Dicas para Boas Falas", numa  promoção do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.
Fui então convidado pelo Coordenador Geral do Programa Ribeirão Jovem, Thiago "Caju" Torres do Nascimento, para uma reunião a ser realizada na manhã de sexta-feira, na Prefeitura. Queria apresentar-me à Prefeita. Alterei o horário de volta a São Paulo e lá fui.
No belo e estiloso salão nobre, lotado, já se encontrava a dinâmica Prefeita Dárcy Vera, que me cumprimentou  e abriu um largo sorriso quando lhe falei da Exposição "Por dentro da mente de Leonardo da Vinci", que pretendemos levar para lá. Afinal, a cidade é centro cultural da região! Com seus mais de 600 mil habitantes, é o sexto município mais populoso do Estado, estando, nesse sentido, à frente de capitais como Porto Velho, Vitória, Macapá, Cuiabá, Aracaju, Rio Branco, Boa Vista e Florianópolis. A par disso, das 10 principais usinas brasileiras, 5 estão instaladas na região, o que lhe deu a designação de Califórnia Brasileira!
Iniciando a reunião, de que participavam empresários, executivos, líderes, entidades associativas, secretários municipais, professores e representantes da sociedade, Dárcy Vera mostrou um sugestivo painel, que se abria com a expressão: "APAEXONE-SE PELA APAE"!
A sensível prefeita avocara a si a tarefa de recuperar a  APAE local, imersa em dívidas que se aproximavam perigosamente de um milhão de reais! Falou apaixonadamente da importância da instituição, de seus indispensáveis préstimos àqueles que necessitam de cuidados especiais e declarou que estava iniciando uma campanha de subscrição de cotas de colaboração. De imediato, as adesões espontâneas ultrapassaram a casa dos 100 mil reais!
Aí está a explicação.
Não apenas da palavra mas, principalmente, da atitude humana, solidária e corajosa de uma mulher cujo corpo elegante e frágil abriga um espírito de vigor e grandeza incomensuráveis! Por isso disse outra grande pequena mulher, Margareth Tatcher: "Se quer que algo seja dito, peça a um homem. Se que que seja feito, peça a uma mulher"!
Na sequência da reunião, mantive entrevista com o jovem secretário da Cultura local Alessandro Maraca. Sua reação à ideia de Ribeirão Preto receber a mostra - inédita na região - dos inventos e ideias do gênio Leonardo da Vinci, não poderia ter sido outra que não a de entusiástica acolhida...
Pelo que vi, a atual administração de Ribeirão Preto é movida por uma força suprapolítica e suprapartidária insuperável, chamada PAIXÃO! Paixão pelas boas causas! Paixão por Cidadania. Paixão por seu Povo!

2 comentários:

  1. Obrigado pelas belas e carinhosas palavras professor J.B Oliveira! Saiba que a honra foi de Ribeirão Preto em poder lhe receber aqui e conhecer um pouco mais sobre você e o seu belíssimo trabalho. Tenho certeza de que esta importante exposição "Por dentro da mente de Leonardo da Vinci" vai contribuir muito com a cultura local. Parabéns pelo seu trabalho e que Deus possa continuar lhe abençoando cada dia mais com bastante saúde, paz e sucesso sempre!!! Fraternal abraço do seu novo amigo Thiago Caju!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo Caju, pelas amáveis referências ao meu trabalho.
    Enviei hoje ao Alessandro informações sobre o projeto "Por dentro da mente de Leonardo da Vinci". Agora, "a bola está com ele", que se mostrou muito empolgado com a ideia...
    Se você puder, mostre o post de meu blog para a prefeita!
    Abraços de seu mais novo "velho amigo"!
    J. B. Oliveira

    ResponderExcluir